top of page

“Não é por ser artesanal que é mais gostosa!”

  • Tiago Sarmento
  • 29 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Foto: Pedro Henrique Rezende

Uma constatação de imediato: sou lupuleiro. Não sou brahmeiro nem cervejeiro. Sou lupuleiro. Lupulomaníaco. Cerveja pra mim tem que ter expressão, independente se for artesanal, de micro ou de macro cervejaria. E, embora a facilidade de acesso ao equipamento e um recém-nascido know-how tenham sido o papai-e-mamãe deste mercado, a verdade é essa:

Não é por ser artesanal que a sua cerveja é mais gostosa.

Não se enganem: eu prefiro mil vezes ser surpreendido negativamente com uma cerveja caseira a ter a mesma sensação estéril de sempre com uma qualquer. Prefiro experimentar a sua a ter que tomar uma ambeviana de novo.

Mas aceite a crítica. Não é porque é você quem faz que ela necessariamente é boa.

O consumidor de cerveja, este bebezinho que mal sabe engatinhar, ainda não tem experiência para criticar positivamente uma boa cerveja. Toma qualquer coisa e diz: está ótima! Não sabe o que é contaminação, acha que o gosto excessivo de fermento é normal, não sabe o que é lúpulo, não sabe a diferença entre pilsen e lager. Ele toma. E assume o semblante de sommelier ao afirmar “está ótima!”. Não sei se é medo; talvez, conhecendo Juiz de Fora, possa ser vergonha, pois aqui queremos ser vanguardistas de contra-cultura o tempo inteiro.

Com isso, infelizmente acabamos por ter milhares de pessoas fazendo mas poucas se empenhando pra melhorar. Esse é o problema do hobby quando ele se torna publicizado. Há, sim, um grupo fazendo acontecer. Mas ainda tem muita gente se vangloriando por cervejas que não têm personalidade nenhuma, sendo eleitos como mestres-cervejeiros por um público sem capacidade de julgamento.

Engraçado ver como os músicos da cidade se comportam da mesmíssima forma.

Não é por ser autoral que sua música é boa. Mas eu prefiro ouvi-la a ter que ouvir a rádio comercial.

Então, bora aprimorar a receita!

Este texto faz parte da seção de colaboradores do site e não expressa opiniões pelo coletivo Av. Independência. Tem um texto na gaveta relacionado à música e quer publicá-lo? Manda pra gente no email avenidaindependenciajf@gmail.com

 
 
 

Comments


Mais lidos
Posts Recentes

© 2015 por Avenida Independência. 

 

bottom of page