Dois de dezembro
- Carlos Fernando Cunha
- 14 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Pedro Henrique Rezende
Disse a vocês que escreveria sobre o samba nesta minha coluna, inicialmente prevista para o mês de dezembro. Já estamos em janeiro, mas ainda é tempo de comemorar o nosso Dia do Samba, o Dois de Dezembro! Assim mesmo, com maiúsculas, do tamanho do samba.
Mas vocês sabem os motivos pelos quais se comemora o Dia do Samba em Dois de Dezembro? Muito se fala que foi o dia em que Ary Barroso pisou em Salvador pela primeira vez após ter feito os versos "Ô Bahia! Bahia que não me sai do pensamento" no lindo "Na Baixa do Sapateiro". Outros dizem que era o dia do aniversário da famosa Tia Ciata. Porém (ai, porém!), o Dia do Samba é fruto da Lei 554 de 1964 (do antigo Estado da Guanabara), de autoria do deputado Frota Aguiar, em homenagem ao encerramento do I Congresso Nacional do Samba, ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias 28 de novembro e Dois de Dezembro de 1962. E também Salvador instituiu a Lei Municipal 1543 de 1963 que homenageou o samba com o dia Dois de Dezembro, também uma alusão ao mesmo congresso.
Rio de Janeiro e Salvador, por sinal, disputam historicamente o local de nascimento do samba. Mas isso importa? Importa é dizer que ainda não temos um Dia Nacional do Samba, pois não há lei federal que regulamente a questão. Sempre é tempo.
E que seja mesmo no Dois de Dezembro, obviamente, Dia do Samba, dia em que as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina foram exibidas ao público pela primeira vez, dia em que Shakespeare estreou Otelo, dia em que Fidel desembarcou em Cuba para fazer a revolução, dia em que Figueiredo regulamentou a Lei da Anistia, Dia Internacional da Libertação da Escravatura.
Há tempos eu namoro este Dois de Dezembro. Não importa o dia da semana em que ele caia. Alguém vai te dar parabéns pela rua, os botecos são mais vivos, as cervejas mais geladas, os ovos cozidos mais coloridos, as rodas mais afinadas, as rádios mais condescendentes, o Brasil é mais negro em Dois de Dezembro.
E daqui por diante está decretado! Transfiro meu aniversário para o Dois de Dezembro! Axé!
Comments