Um cantinho de paz e música com Raí Freitas e UBandão
- Fernanda Castilho
- 25 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Fotos: Arthur Torres Bernardo e Helena Martins de Lacerda

Raí Freitas "paz e amor"
De vez em quando dá vontade de cantar, daí o Raí pega o telefone e chama seus amigos de Volta Redonda para vir à Juiz de Fora tocar. Provavelmente alguns dias antes do último sábado, 18 de junho, foi o que rolou! Certamente bastaram algumas mensagens no grupo do WhatsApp, o “U Bandão”, onde os integrantes da banda conversam e trocam ideias sobre música, para que acertassem os detalhes do show no Maquinaria. O mais interessante (e engraçado) é que sentindo-se um pouco incomodado com a ideia de tocar em uma banda que só levava seu nome, como um trabalho solo, ele pediu aos outros caras para pensarem em um nome que representasse todos. Mas como a reposta demorou um pouquinho, ele decidiu que seria Raí & U Bandão, o nome do grupo.
O U Bandão é formado por Jeffei, que também toca com a banda Inabitual; o percussionista André Luiz, ou Mestre André, o baterista da Amplexos; o baixista Raphael Garcêz e o guitarrista Hugo Cunha, que também lançará seu EP, além da Andiana Freitas, mãe do Raí.

Jeffei e André Luiz
O show começou com “Assombra”, sendo seguida por “Palavras”, todo mundo cantava juntinho e nem se preocupava com a hora que iria acabar. A galerinha se espremia na janelinha do estúdio para ver os músicos de pertinho, cantando bem alto o refrão “tudo é você, todos são você, inclusive Ele”.
Falando sobre o público, este foi composto por grandes amigos que os acompanham e apoiam. Mas também, pessoas que os conheceram recentemente foram ver o show ao vivo, a cores e cheiros. Surpreendendo-se cada vez mais com as músicas que pulsam pelas ruas da cidade.
Depois foi a hora e a vez de “Cantinho de Paz”, canção com poesia leve, para acalmar, tirar o peso da alma e trazer esperança para esses tempos escuros, “há de ter um cantinho de paz para todos nós”. Para a felicidade de todos, eles tocaram “Pra você ficar feliz”, single lançado no comecinho desse ano como primeira música assinada por “Raí Freitas & U Bandão”. No setlist pudemos escutar também “O Andarilho”, “Holograma”, “Habitat” e “Canto Torto”.

Raphael Garcêz
A música “Canto Torto” é filosofia, é mantra, música para guiar a mente. “O amor é laico e, disso, Jesus e Exú sabem bem”. E após mais algumas canções, foi tempo de festa! Teve rap com RT Mallone, que entrou nas batidas para cantar “Sonhos Cadentes”. Quando a festa é boa não dá para parar e, “não tem jeito, quando a música acontece a gente se aproxima”, diz Raí contando sobre a conexão com os MC’s da cidade. Rolou freestyle com o RT, Marte MC, J. Vito, Thainá Gomes, Everton BeatMaker e o Jeffei, baterista do U Bandão.

Raí, RT Mallone e Mc Thaina
E olha, tem coisa boa vindo por aí, mas com calma, sem muita pressa, nem ansiedade. O tempo devagar traz poesias, melodias, acordes, riffs e batidas para nossos corações. “Pois se não fosse a maçã e o erro, não existiria essa canção, nem muitos acertos por aí”.

Raí, um pedacinho do Everton BeatMaker, Thaina e eu :)
コメント