Festival de Inverno: Começa programação de música autoral no Estúdio Maquinaria
- Matheus Medeiros
- 19 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
O Festival de Inverno do Estúdio Maquinaria começou na sexta-feira, dia 15 de julho, com shows do Sylvio Gomes Trio, da Laura Jannuzzi e da banda Soute. No evento, a casa convida artistas para apresentações durante 5 dias. Eu conferi a estreia e conto aqui um pouco do que vi.
Quer saber como foi o primeiro dia de Festival de Inverno no Maquinaria? Tem um pouquinho nesse vídeo, ó!
Alguém me disse que tocar ao lado do maestro era uma grande responsabilidade. De fato, quem viu a apresentação do Sylvio Gomes Trio, formação triangular dos músicos Sylvio Gomes (piano elétrico), Claudimar Maia (contrabaixo) e João Cordeiro (bateria), certamente ficou impressionado. Tocar jazz não é pra qualquer um, e o trio faz com enorme perfeição. A sensação que tive foi que todos poderiam ter tocado seus respectivos instrumentos de olhos fechados. O repertório foi composto por 15 músicas, que variaram entre jazz e bossa nova e dispensam comentários, em relação ao quesito técnica.
Em seguida, foi vez de Laura Jannuzzi. A bela cantora manteve a linha já seguida há alguns shows de tocar as músicas de seu recém-lançado disco Ondes. Mais uma vez ela mostrou o motivo das ótimas críticas que vem recebendo, se apresentando ao lado dos músicos Nando Costa (guitarra), Renato da Lapa (violão), Marcelo Mattos (baixo), Pablo Garcia (teclado), Rick Guilherm (percussão) e João Cordeiro (bateria). Ótima afinação e belos arranjos compõem as canções da cantora, nascida na pequena cidade mineira de Palmas, onde vai se apresentar no dia 23 de julho, na Exposição Agropecuária.
Fechando a noite, a dupla Soute mostrou que duas pessoas são suficientes para um bom show. Formada por João Almada (responsável “apenas” por tocar violão, guitarra, gaita, bumbo, meia-lua, scaleta e kazoo) e Matheus Teixeira (baixo e violão), a banda deu show ao interpretar canções de maneira bem simplificada, mas sem perder a qualidade. As versões surpreenderam por transitarem por Suricato, Scalene – bandas brasileiras reveladas recentemente e que têm ganhado bastante destaque – Thiago Iorc, Almir Sater, Pouca Vocal e Criolo e as gringas Kansas, Franz Ferdinand, Avicii – você leu certo – e Rixton. Em relação às autorais, o duo tocou as músicas Nada é igual (primeira música da banda, lançada em fevereiro) e Voltaria, ambas pertencentes ao EP que a banda lançará futuramente.
Além dos shows de sexta-feira, tocaram no segundo dia de evento,16 de julho, Renato da Lapa, Sil Andrade e Driano Barboza e Be Pop Jazz Band. Na próxima sexta-feira, dia 22, os shows ficam por conta de Caetano Brasil, Matilda e Romo.
Comments